Quinta-Feira, 06 de Novembro Paraguaçu Paulista 29ºC - 19ºC veja mais

Frio está com os dias contados: massa de ar quente vai fazer subir temperaturas em todo o Brasil

15/08/2023 - Com a mudança, umidade deve ficar em 30%, nível considerado estado de atenção.


Frio está com os dias contados: massa de ar quente vai fazer subir temperaturas em todo o Brasil

Apesar do começo de semana frio, uma grande massa de ar quente vai trazer calor para todo o Brasil a partir de quarta-feira (16). São esperadas temperaturas acima da média, principalmente na Região Sul, que teve madrugadas com geada no fim de semana.

Com a mudança, são esperadas máximas de 28ºC a 30ºC na fronteira oeste e no noroeste do Rio Grande do Sul, de acordo com a MetSul.

Já em São Paulo a terça-feira (15) deve ter máxima de 24ºC, mas até o fim da semana é esperada uma alta com termômetros chegando aos 30°C na sexta-feira (18), resultado do ar seco que se estabelece no estado. Não há expectativa para chuva em todas as regiões paulistas, inclusive no litoral.

Como consequência, de acordo com a Climatempo, a umidade relativa do ar volta a cair, podendo ficar abaixo de 30%, patamar considerado "estado de atenção".

Na divisa de São Paulo com o Triângulo de Minas gerais a umidade deve chegar a patamares mais baixos, inferiores a 20%, configurando um estado de alerta.

No fim de semana, o cenário deve mudar de novo. Uma frente fria, associada a um ciclone extratropical, deve romper a massa de ar quente no Sul do Brasil na sexta-feira, trazendo temperaturas amenas em parte do centro-oeste e do sudeste do país no sábado e domingo. Mesmo assim, muitas áreas das duas regiões vão seguir quentes e com tardes de calor.

Veja abaixo a previsão de chuva por região:

Norte: volume de chuva maior que 50 milímetros no noroeste do Amazonas e sul de Roraima, devido ao calor e alta umidade. Nas demais áreas, como em Rondônia, Acre, Tocantins e sul do Pará, o tempo seco e sem chuvas predomina.
Nordeste: o tempo segue com variação de nebulosidade e chuvas passageiras em toda a faixa litorânea, mas, principalmente, no litoral baiano pelo transporte de umidade vindo do oceano. Nas demais áreas, como no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e interior da região, a previsão é de tempo quente e seco.
Centro-Oeste e Sudeste: a persistência de uma massa de ar seco vai deixar o tempo estável e sem chuvas em praticamente todas as regiões. Entre os dias 14 e 15 de agosto, um sistema de baixa pressão vai causar instabilidade e chuvas em áreas de Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais e São Paulo. A partir do dia 18, o clima volta a ficar instável nestas áreas, além do Rio de Janeiro, com acumulados de chuvas inferiores a 50 mm. Também podem ser registrados baixos valores de umidade relativa do ar, principalmente, na Região Centro-Oeste e norte de Minas Gerais.
Sul: há previsão de tempo seco e sem chuvas no início da semana. Porém, a atuação de uma frente fria entre os dias 18 e 19, seguida pela persistência de áreas de instabilidade, vai causar acumulados de chuva que podem ultrapassar os 30 mm no centro-sul do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina. Esses volumes podem ser ainda maiores, chegando aos 50 mm em áreas do norte do Paraná. Já na faixa leste da região, o volume de chuva deve ser baixo.

Fonte: G1



MAIS NOTÍCIAS

Vereador quer saber se Paraguaçu terá enfeites natalinos em 2025

Juninho do Peg Pag Lima fez requerimento cobrando explicações do prefeito.

Vem aí a 35ª Corrida Pedestre Noturna José de Oliveira Melo em Paraguaçu Paulista

Com trajeto de 6 km, a corrida será realizada no dia 22 de novembro, com largada na Fonte Luminosa

Polícia Civil de Assis recupera aparelho celular furtado durante evento no recinto da FICAR

Aparelho foi encontrado em loja de assistência técnica da cidade.

BAEP Canil e Força Tática realizam apreensão de drogas em Assis

A cadela policial K-9 Rayka foi fundamental ao indicar o local exato do entorpecente.

Câmeras flagram furto em loja de Paraguaçu e polícia recupera bicicletas avaliadas em R$ 10 mil

Dupla suspeita foi localizada após a análise das imagens; jovem de 17 anos foi liberado

Corpo esquartejado e em estado de decomposição é encontrado em Quintana

Segundo informações preliminares, cadáver seria de uma mulher.

União entre pessoas do mesmo sexo cresce mais de 8 vezes em 12 anos

Número aumentou de 58 mil para 480 mil, mostra Censo

Com previsão de mais chuvas, Energisa mantém equipes de prontidão e reforça orientações à comunidade

São esperadas mais chuvas intensas para os próximos dias.

ANUNCIE DIVULGUE