Sexta-Feira, 12 de Setembro Paraguaçu Paulista 32ºC - 16ºC veja mais

1º Encontro de Mulheres Negras reúne paraguaçuenses e debate resistência e racismo em Paraguaçu

27/07/2023 - Encontro aconteceu na última terça-feira, dia 25, no Restyaurante Absolluto Gastro Bar.


1º Encontro de Mulheres Negras reúne paraguaçuenses e debate resistência e racismo em Paraguaçu

Uma noite de celebração e de reflexão. Assim foi o 1º Encontro de Mulheres Negras de Paraguaçu Paulista, ocorrido na última terça-feira, dia 25, no Restaurante Absolluto Gastro Bar.

O encontro surgiu por iniciativa da paraguaçuense Tathy Antonya, que é trancista e possui um trabalho ativo de empoderamento feminino, em especial de mulheres negras.

Estiveram presentes várias mulheres que possuem trabalho e engajamento na luta contra o racismo e a discriminação racial em Paraguaçu Paulista, entre elas a professora Eliana Cruz, idealizadora e mantenedora de um projeto de Educação Antirracista que é desenvolvido na Escola Maria Ângela, e a funcionária pública Sônia Maria, que busca por justiça pelo assassinato da irmã, Nair Pontes, ocorrido em 2021, e que segue impune sem a prisão de nenhum envolvido.

Durante o encontro, as mulheres falaram de racismo, resistência e principalmente de autoestima, ressaltando que a mulher preta tem sim o direito de frequentar o lugar que ela quiser e de ser amada e respeitada. Teve ainda uma super sessão de fotos com o fotógrafo Vinicius Silva, que também é negro e engajado na causa contra o racismo.

Foi uma noite especial, com direito a drinks , risadas, lágrimas e a união de mulheres que conhecem, entendem e tem sororidade com a luta umas das outras. 

O encontro foi realizado no dia 25, porque nesta data se comemora o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, relembrando o marco internacional de luta e resistência da mulher negra para reafirmar a necessidade de enfrentar o racismo e o sexismo vivido até hoje por mulheres que sofrem com a discriminação racial, social e de gênero.

No Brasil, a data também é celebrada pelo Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza de Benguela foi uma líder quilombola de destaque que resistiu à escravidão durante duas décadas no século XVIII, lutando pela comunidade negra e indígena que vivia sob sua liderança.

 

 

Redação TV Paraguaçu



MAIS NOTÍCIAS

Por 4 a 1, STF condena Bolsonaro e mais sete

Penas serão definidas em seguida pelos ministros.

Mulher e bebê escapam sem ferimentos de incêndio em casa em Assis

Chamas tiveram início na manhã desta quinta-feira (11) após um curto-circuito em tomada do imóvel.

Escola Cléia Caçapava promove educação antirracista e realiza mostra com apresentações culturais

Porjeto visa promover reflexões e aprendizados significativos no ambiente escolar.

MIA Moda - cor, conforto e amor em moda infanto juvenil feminina

Looks do tamanho 4 ao 16 para arrasar em qualquer situação.

Operação da PF e Receita Federal contra sonegação em créditos tributários mira empresa de Paraguaçu

Falsa consultoria oferecia recuperação de créditos com documentos fraudulentos e lavava dinheiro.

Usuários do IAMSPE podem realizar exames solicitados por médicos particulares no Bioquímico

Não é mais necessário que consulta seja apenas com médico credenciado IAMSPE.

Dia 21 de setembro tem Feijuca do Baobá em Paraguaçu Paulista

Será um domingo de feijoada, música boa e muita diversão; convites estão à venda.

Cresol realiza formatura de alunos participantes de projeto de educação financeira em Paraguaçu

A formatura dos estudantes contou com uma visita especial à agencia local.

ANUNCIE DIVULGUE