Sexta-Feira, 15 de Agosto Paraguaçu Paulista 27ºC - 8ºC veja mais

Governo abre canal de denúncia para desigualdade salarial de gênero

04/07/2023 - Presidente sancionou lei que prevê multas altas para descumprimento da regra


Governo abre canal de denúncia para desigualdade salarial de gênero

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta segunda-feira (3), o projeto de lei que torna obrigatória a igualdade salarial entre homens e mulheres quando exercerem trabalho equivalente ou a mesma função. O PL 1.085/2023 foi aprovado no mês passado pelo Congresso Nacional e agora deverá ser regulamentado por decreto.

O projeto, que agora foi transformado em lei, é de autoria do Executivo, e prevê aplicação de multa ao empregador que descumprir a igualdade salarial para mesmas funções e competências profissionais. A multa será equivalente a dez vezes o valor do novo salário devido. Em caso de reincidência, o valor será dobrado. Atualmente, pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é prevista multa de um salário mínimo regional.

"Nesse governo, o empresário que não cumpra [a equivalência salarial], vai ter que enfrentar a legislação brasileira, a lei", afirmou Lula durante cerimônia de sanção, ocorrida na Base Aérea de Brasília.

Mesmo com pagamento da multa, a pessoa discriminada pode ingressar com pedido de indenização por danos morais. Para dar eficácia à nova lei, o governo federal instituiu canais de denúncia sobre o descumprimento da igualdade salarial por parte de empresas e entidades em geral. As pessoas podem encaminhar os casos por meio de um portal do Ministério do Trabalho ou pelo telefone: Disque 100, Disque 180 ou Disque 158.

Desigualdade Estritural

No Brasil, uma mulher ganha, em média, 78% dos rendimentos de um homem, apontam dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No caso de mulheres pretas ou pardas, o percentual cai para menos da metade (46%) dos salários dos homens brancos.

"Nós, mulheres, aguardamos por esse dia há pelo menos 80 anos. A obrigatoriedade do salário igual para trabalho igual entre mulheres e homens existe desde 1943 no Brasil, com a implementação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Desde então, houve pouquíssimo avanço nesse sentido", afirmou a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.

De acordo com o Palácio do Planalto, não houve vetos ao projeto de lei aprovado pelo Legislativo. Na tramitação no Congresso, os parlamentares fizeram algumas mudanças no texto original. Entre elas, a empresa fica dispensada da exigência de igualdade salarial quando adotar a previsão por meio de negociação coletiva, plano de cargos e salários, regra não estabelecida pela CLT. Pelo projeto, as empresas deverão apresentar relatórios para que fiscais possam comparar os valores pagos a homens e mulheres.

Outras medidas previstas são a disponibilização de canais específicos para denúncias; promoção e implementação de programas de diversidade e inclusão no ambiente de trabalho por meio da capacitação de gestores, lideranças e empregados e empregadas sobre a temática da equidade de gênero no mercado de trabalho, com aferição de resultados; e fomento à capacitação e formação de mulheres para ingresso, permanência e ascensão no mercado de trabalho em igualdade de condições com os homens.

Outras medidas

Durante a mesma cerimônia, o presidente Lula também sancionou a lei que garante, no programa Bolsa Atleta, a manutenção do pagamento da bolsa à atleta gestante ou puérpera.

Outra medida sancionada pelo presidente foi a mudança da Lei 8.906/94, o Estatuto da Advocacia, para incluir o assédio moral, o assédio sexual e a discriminação entre as infrações ético-disciplinares no âmbito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Fonte: Agência Brasil

 



MAIS NOTÍCIAS

Conheça o curso de Designer de Sobrancelhas na Via Certa Educação Profissional

A Via Certa fica localizada na Rua Manílio Gobbi, nº 393, no centro de Paraguaçu Paulista.

Cansado de pagar cada vez mais caro na conta de luz? Venha para a Sunny!

A Sunny fica localizada na Av. Sete de Setembro, nº 1879, em Paraguaçu Paulista/SP

Polícia Rodoviária prende indivíduo por descaminho em rodovia de Pompéia

Durante a vistoria, localizaram no compartimento de carga aproximadamente 7 toneladas de produtos

Construtora N.S Aparecida prepara novidades para Paraguaçu Paulista

Em breve, o engenheiro civil Paulo Sérgio inicia as atividades no Centro de Treinamento

Polícia Ambiental identifica queimada de 110 hectares e aplica multa de mais de R$ 120 mil em Lins

Operação foi voltada ao enfrentamento de queimadas ilegais

Cooperar é Ganhar da Cresol já distribuiu mais de R$ 2,8 milhões em prêmios para cooperados

Maior campanha de prêmios do cooperativismo de crédito do Brasil tem sorteios mensais

Fibra Vip promove ação especial neste sábado na Praça da Murilo Macedo

O encontro será das 10h às 16h com várias atividades.

Alça da Raposo Tavares, em Paraguaçu Paulista, é interditada para melhorias no pavimento

Intervenção está programada para esta sexta e sábado no período das 7h às 18h.

ANUNCIE DIVULGUE