Quinta-Feira, 06 de Novembro Paraguaçu Paulista 29ºC - 19ºC veja mais

Brasil tem 49 registros de febre maculosa em 2023, com seis mortes

14/06/2023 - Ministério da Saúde diz que acompanha três óbitos em Campinas.


Brasil tem 49 registros de febre maculosa em 2023, com seis mortes

O Brasil registrou 49 casos de febre maculosa ao longo deste ano, segundo atualização do Ministério da Saúde feita nesta terça-feira (13). Desse total, seis evoluíram para a morte do paciente. 

A Região Sudeste é a que concentra a maioria dos registros, com 25, sendo oito no Espírito Santo, sete em São Paulo, seis no Rio de Janeiro e quatro em Minas.

Em 2022, foram registrados 190 casos da doença no Brasil, com 70 mortes. 

Campinas

A pasta diz em nota que acompanha a morte de três pessoas com quadro suspeito de febre maculosa em Campinas, no estado de São Paulo Uma das vítimas teve a bactéria como causa confirmada e as outras duas estão com exames em análise.

“É importante ressaltar que o município de Campinas é uma área endêmica, e que o período sazonal para a doença no país se estende de maio a setembro”, diz a nota. 

Ações

O Ministério da Saúde informa que distribui aos estados os antibióticos específicos indicados para o tratamento da febre maculosa, e promove ações de capacitação direcionadas às vigilâncias regionais. Além disso, a pasta diz que tem divulgado diretrizes técnicas e recomendações de conduta para os cuidados clínicos dos pacientes com suspeita da doença e de vigilância ambiental, além de materiais educativos para prevenção. 

A febre maculosa, de acordo com o Ministério da Saúde, é uma doença infecciosa que apresenta formas clínicas leves e outras graves, com elevada taxa de letalidade. A doença é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato infectado. 

A recomendação da pasta para caso de manifestação de sintomas compatíveis, tais como febre, dor no corpo e manchas avermelhadas na pele, é procurar a Unidade Básica de Saúde. 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Mutirão contra a dengue recolheu 145 toneladas de materiais em Paraguaçu Paulista

Mais de 80 profissionais e três caminhões participaram da força-tarefa

Em meio a crise financeira, Emerson Martins assume chefia de gabinete da Prefeitura de Paraguaçu

Ele foi vice-prefeito de Paraguaçu na gestão Ediney e é o atual presidente do PSD, partido de Antian

Feto de aproximadamente 4 meses é achado em meio a lixo reciclável em Cândido Mota

Polícia investiga para identificar responsável pelo descarte

Homem é preso com quase duas toneladas de maconha em rodovia de Palmital

Droga estava escondida em meio a carga de aparas de madeira.

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 48 milhões

Apostas podem ser feitas até as 20h30, horário de Brasília

Unesco faz recomendação inédita para uso ético da neurotecnologia

Orientações entram em vigor no dia 12 de novembro próximo

Carro é arrastado por enxurrada durante temporal em Tupã

Chuvas fortes atingiram a região na tarde desta quarta-feira ,5.

Polícia Civil prende casal investigado por crime de tráfico de drogas em Assis

Casal vai responder por Tráfico de Drogas e Associação para o Tráfico de Drogas.

ANUNCIE DIVULGUE