Domingo, 14 de Dezembro Paraguaçu Paulista 26ºC - 21ºC veja mais

Acusado de matar jovens que pescavam em propriedade rural é absolvido em Júri Popular em Paraguaçu

24/05/2023 - Julgamento de Kássio Frederico Vieira de Paiva aconteceu nesta terça-feira, dia 23.


Acusado de matar jovens que pescavam em propriedade rural é absolvido em Júri Popular em Paraguaçu

O Tribunal do Júri de Paraguaçu Paulista (SP) se reuniu nesta terça-feira (23) para julgar Kássio Frederico Vieira de Paiva, acusado de duplo homicídio qualificado, pela morte a tiros de dois jovens que pescavam em sua propriedade rural, localizada no município, em agosto de 2021.

O réu foi preso logo após o assassinato de Wellington Keven Xavier de Oliveira, de 21 anos, e Geovani Henrique Souza Lima, de 20 anos. O primeiro foi atingido na cabeça e no tórax, enquanto o segundo foi atingido pelas costas e teve o corpo retirado por parentes de dentro do rio.

Kássio Frederico Vieira de Paiva foi denunciado pelo Ministério Público por homicídio qualificado por motivo fútil e por utilizar recurso que dificultou a defesa das vítimas, já que elas estavam desarmadas e continuaram sendo alvos mesmo quando estavam de costas, tentando fugir.

Já o motivo fútil, segundo a promotoria, se qualifica porque o denunciado "matou as vítimas apenas porque elas estavam pescando dentro da propriedade rural de sua família e demonstraram insatisfação em ter que deixar a propriedade".

Segundo consta no processo, "o denunciado, residente no local dos fatos, avistou as vítimas no interior da propriedade rural de sua família, contexto em que pegou seu revólver e se dirigiu até o local onde Geovani e Wellington se encontravam, ocasião em que determinou que saíssem da propriedade".

"No entanto, as vítimas indicaram insatisfação com a solicitação do denunciado, instante em que este lhes mostrou o revólver na cintura. Em seguida, Kássio sacou a arma e efetuou ao menos cinco disparos em direção às vítimas, atingindo-as e, dessa forma, causando a morte de ambas", diz a ação.

Segundo consta nos autos, em depoimento à Justiça o acusado alegou que "não abordou as vítimas com agressividade, pediu apenas para que se retirassem da propriedade porque eles estavam fumando e a pastagem estava seca".

Segundo Kássio, conforme consta na ação, "as vítimas reagiram agressivamente e com xingamentos, momento em que optou por mostrar a arma para que eles parassem de avançar, foi quando Giovane lhe derrubou da moto e assim iniciou a luta corporal".

Consta na ação, ainda que o réu "depois que fez os disparos não se recorda mais [do que houve], [pórem] sabe que atirou no rumo deles, mas até então não sabia se os tiros haviam acertado ou não, e inclusive depois do disparo viu um dos rapazes correndo em direção ao rio".

Em depoimento, como está no processo, o réu alegou que "atirou porque enquanto estava agachado tentando se levantar viu Wellington se mexendo e parecia estar vindo para cima com algum objeto". o denunciado disse ainda estar "arrependido por não ter conseguido lidar com a situação na conversa".

A defesa dele tentou anular a decisão que submeteu o acusado ao júri popular, mas o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) a manteve. O julgamento que começou por volta das 9h30 e terminou no fim da tarde, com a absolvição do réu. No dispositivo da sentença, consta o seguinte:

“Ante o exposto, julgo parcialmente procedente a pretensão punitiva deduzida na inicial e: i) condeno o réu KASSIO FREDERICO VIEIRA PAIVA nas iras do art. 12 da Lei 10.826/2003; ii) fixo a pena definitiva em 1 (um) ano de detenção, além de 10 (dez) dias-multa, a ser cumprida, inicialmente, em regime aberto; iii) absolvo o acusado KASSIO FREDERICO VIEIRA PAIVA das imputações do art. 121, §§ 2º, II e IV, do CP, com arrimo no art. 387, VII, do CPP”.

 

Redação TV Paraguaçu/ Com informações do G1



MAIS NOTÍCIAS

Vestidos para arrasar no fim do ano? Corre pra Atrevida Modas!

A Atrevida Modas fica na Rua Irmã Gomes, 4, esquina com a Avenida Brasil.

Ofertas de Natal no Açougue do Hermes

O Açougue do Hermes fica na Av. Galdino, nº 1173, em Paraguaçu Paulista

Live com cupom de desconto TV Paraguaçu e A Calcevest

Corra, participe e garanta o seu!

O fim do ano chegou e você não fez manutenção no ar condicionado do seu carro? Vem pra Eletro Clima

A Eletro Clima fica na Rua Antônio Machado, nº 717, descendo o semáforo da Câmara Municipal.

Casos & Causos: Conheça a trajetória literária da jornalista e escritora Denise Moreira

Iniciativa foi idealizada e promovida pelo professor Marcelo Rufino e pelo escritor Adriano Nogueira

AFC sedia graduação de mais de 150 atletas de Jiu Jitsu em Paraguaçu Paulista

Cerimônia aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 11.

Energisa já registrou mais de 6 mil descargas atmosféricas na região com chuvas desta quinta e sexta

Empresa afirmou que trabalha para restabelecer energia em cidades afetadas por tempestade.

Prefeitura de Paraguaçu prevê injeção de R$22 milhões na economia local com 13º dos servidores

Somado aos salários de dezembro e janeiro, expectativa é que montante impulsione comércio e serviços

ANUNCIE DIVULGUE