Sexta-Feira, 12 de Setembro Paraguaçu Paulista 32ºC - 16ºC veja mais

Câmara aprova moção à Família Shibata pelos serviços prestados a Paraguaçu Paulista

16/05/2023 - Moção é de autoria do vereador Ricardo Rio.


Câmara aprova moção à Família Shibata pelos serviços prestados a Paraguaçu Paulista

Na Sessão Ordinária de segunda-feira (15), a Câmara de Vereadores aprovou moção de autoria do vereador Ricardo Rio, que manifesta congratulações à Família Shibata, pelos serviços prestados ao município.

No ano de 1945, em pleno término da Segunda Guerra Mundial, o Sr. Yosojino Shibata e sua esposa Sra. Nobo Shibata, imigraram para o Brasil, onde após desembarcarem no Porto de Santos, partiram pela estrada de ferro Sorocabana até a estação de Rancharia, rumo à cidade de Bastos, onde havia forte colônia japonesa.

As colônias se formavam pelos súditos do Eixo ou Aliados que foram descriminalizados durante o período da guerra. Em Bastos aprenderam os segredos da fabricação de doces

em massa (feijão, banana, abóbora, entre outros). Permaneceram naquela cidade até o ano de 1950; então mudaram-se para Paraguaçu Paulista e instalaram a Fábrica de Doces na Barra Funda.

Com a instalação dessa fábrica se tornaram, junto com outros tradicionais comerciantes, um dos pioneiros no comércio local. O Sr. Yosojino Shibata e a Sra. Nobo Shibata, sua esposa, constituíram uma prole com 11 filhos, sendo que 4 já faleceram.

Com passar dos anos, o Sr. Shizamado (filho do casal) passou a vender secos e molhados, e após 4 anos nesse ramo, passou a vender latarias em geral (latas, baldes, bacias, utensílios de lata, entre outros), além de outros produtos que fizeram com que o seu negócio progredisse.

O comércio fundado pelo Sr. Yosojino e sua esposa, encontra-se ativo desde o ano de 1950 até os dias atuais, sendo hoje administrado pelo Sr. Kazue Shibata (filho do casal). O estabelecimento comercial que hoje é denominado como Casa Shibata, na década de 1970 era conhecido como Mercearia Shibata e está situado no mesmo endereço desde o

Início de suas atividades.

“São famílias como essa, que acreditam e contribuem para o bom desenvolvimento de nossa cidade, que nos orgulha, e cuja toda dedicação é permeada por inúmeros momentos de profundo amor e respeito ao ser humano. Dedico com bastante alegria e satisfação essa moção de congratulação à Família Shibata, não apenas pelos serviços prestados ao município, mas também por atuar e gerar rendas no ramo comercial de nossa cidade desde 1950, sendo um dos mais antigos comércios em atividade no município”, disse o autor Ricardo Rio.

 

Leonardo Volcean/ Assessoria de Imprensa da Câmara



MAIS NOTÍCIAS

Por 4 a 1, STF condena Bolsonaro e mais sete

Penas serão definidas em seguida pelos ministros.

Mulher e bebê escapam sem ferimentos de incêndio em casa em Assis

Chamas tiveram início na manhã desta quinta-feira (11) após um curto-circuito em tomada do imóvel.

Escola Cléia Caçapava promove educação antirracista e realiza mostra com apresentações culturais

Porjeto visa promover reflexões e aprendizados significativos no ambiente escolar.

MIA Moda - cor, conforto e amor em moda infanto juvenil feminina

Looks do tamanho 4 ao 16 para arrasar em qualquer situação.

Operação da PF e Receita Federal contra sonegação em créditos tributários mira empresa de Paraguaçu

Falsa consultoria oferecia recuperação de créditos com documentos fraudulentos e lavava dinheiro.

Usuários do IAMSPE podem realizar exames solicitados por médicos particulares no Bioquímico

Não é mais necessário que consulta seja apenas com médico credenciado IAMSPE.

Dia 21 de setembro tem Feijuca do Baobá em Paraguaçu Paulista

Será um domingo de feijoada, música boa e muita diversão; convites estão à venda.

Cresol realiza formatura de alunos participantes de projeto de educação financeira em Paraguaçu

A formatura dos estudantes contou com uma visita especial à agencia local.

ANUNCIE DIVULGUE