Segunda-Feira, 22 de Junho Paraguaçu Paulista 27ºC - 13ºC veja mais

Moradora de Marília tem parto em casa após ser dispensada do Hospital Materno Infantil

28/04/2023 - Fernanda Maria Barteli, de 25 anos, e o filho Gael, passam bem.


Moradora de Marília tem parto em casa após ser dispensada do Hospital Materno Infantil

Uma gestante de 25 anos deu à luz em casa, na zona sul de Marília, na última segunda-feira (24). O parto do primeiro filho ocorreu logo após Fernanda Maria Barteli passar pelo Hospital Materno Infantil (HMI), receber atendimento médico e ser liberada.

Fernanda contou que começou a sentir fortes contrações até que notou o estouro do "tampão", por volta das 6h.

Fernanda e o filho Gael, que nasceu em casa, na zona sul de Marília (SP) após dispensa do HMI — Foto: Arquivo pessoal

No HMI, contudo, ela acabou liberada pela médica que fez seu atendimento meia hora após exames, apesar das fortes dores que sentia, conforme seu relato.

A médica, segundo a mãe, afirmou que ela não estava em trabalho de parto e que a previsão de a criança nascer era apenas para o dia seguinte. Como nunca havia tido um parto, Fernanda seguiu a orientação.

Equipe do Samu auxiliou na conclusão do parto de Fernanda em Marília (SP) — Foto: Arquivo pessoal

Menos de duas horas depois, no entanto, a então gestante voltou a sentir muitas dores, se deitou no colchão da sala e entrou em trabalho de parto com a ajuda apenas do marido.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado e a equipe ajudou na conclusão do nascimento, inclusive com o corte do cordão umbilical. O pequeno Gael nasceu em segurança e a mãe passa bem, mas afirma que está traumatizada.

Fernanda, o marido e o filho Gael em viatura do Samu após parto em casa em Marília (SP) — Foto: Arquivo pessoal

“Fiquei indignada com o atendimento. Por ser mulher e ter sido atendida por outra mulher, eu esperava mais empatia. A médica deveria saber o que eu estava passando”, lamentou Fernanda.

“Sou mãe de primeira viagem e o parto do meu filho deveria ter sido o momento mais bonito, mas foi uma mistura de trauma com pesadelo”, contou a jovem mãe.

Em nota, o HMI informou que a paciente "recebeu toda a assistência necessária pela equipe de Ginecologia e Obstetrícia desde a sua entrada na unidade".

Gael nasceu em casa, em Marília (SP), e passa bem — Foto: Arquivo pessoal

O comunicado oficial afirma ainda que, "após avaliação médica, em que foi constatado o seu quadro clínico estável, ela foi encaminhada à Maternidade da Gota de Leite, unidade de referência para baixa e média complexidade".

"Após o nascimento da criança, o recém-nascido foi encaminhado ao HMI, onde recebeu toda a assistência e está estável", completou o hospital. "Agradeço à equipe do Samu que nos atendeu prontamente."

 

Fonte: G1



MAIS NOTÍCIAS

Candidatos ao Enem têm até a noite desta segunda para pagar inscrição

Guia pode ser obtida no na Página do Participante, no site do Inep

IBGE: país tem 8,4 milhões de analfabetos, menor número desde 2016

Analfabetismo atinge principalmente a população idosa

Rebeca Atacarejo lança projeto de cultura organizacional e desenvolvimento de lideranças

Iniciativa será realizada em parceria com o Instituto Vivarejo e terá duração inicial de 18 meses.

Homem é preso em flagrante após esfaquear o irmão na nuca em Tupã

Vítima foi encontrada sentada na calçada e indicou imóvel onde o suspeito estava escondido

Semana Mundial da Alergia alerta para prevenção e diagnóstico

Ao menos 30% da população mundial têm algum tipo de alergia

Tático Ostensivo Rodoviário apreende R$ 850 mil em eletrônicos e mercadorias em Florínea

A apreensão gerou ao crime um prejuízo estimado de R$ 850.000,00.

Polícia Ambiental fecha rinha de galo em Bauru e aplica multa de R$ 69 mil por maus-tratos

Médicos veterinários constataram mutilações, falta de água e de comida nos animais.

Inverno no interior de SP terá temperaturas acima da média e chuvas dentro do esperado, aponta Inmet

A estação mais fria do ano começou neste domingo, 21.

ANUNCIE DIVULGUE