Segunda-Feira, 22 de Junho Paraguaçu Paulista 27ºC - 13ºC veja mais

MP pede na Justiça a retomada de atendimentos no Hospital Regional de Assis

25/04/2023 - Ação civil pública pede retomada dos atendimentos a gestantes de alto risco e do hemonúcleo.


MP pede na Justiça a retomada de atendimentos no Hospital Regional de Assis

Uma ação civil pública do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) pede na Justiça a retomada de atendimentos envolvendo gravidez de alto risco e no hemonúcleo do Hospital Regional de Assis (SP).

A ação, protocolada pela promotoria de Justiça da Saúde Pública de Assis no último dia 22 de abril contra a Fazenda Pública Estadual, também pede a reposição do quadro de médicos e demais profissionais no hospital.

Segundo a promotoria, “nos últimos anos houve redução de 33% no quadro geral de pessoal e de 59% na equipe de enfermagem do hospital, com consequente fechamento de serviços prestados”.

Ainda de acordo com o MP-SP, “a situação é grave, pois evidencia risco concreto à continuidade dos atendimentos prestados aos moradores de Assis e região”.

A ação, explica o Ministério Público, “tem por fundamento princípios constitucionais, notadamente os do não retrocesso dos direitos sociais e da continuidade dos serviços públicos”.

O processo, ao menos até o começo da manhã desta terça-feira (25), por volta das 8h, aguardava análise da Vara da Fazenda Pública de Assis sobre o pedido de liminar feito na ação.

Em fevereiro, o hospital anunciou a suspensão da ala pediátrica devido à falta de profissionais da área da saúde, de acordo com o Departamento Regional de Saúde de Marília (DRS-9).

Em nota, na época, o DRS informou que, apesar da suspensão, o hospital seguia com as Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) infantil e neonatal em atividade.

Hospital

Após a ação do MP-SP o hospital se posicionou por meio de nota em que afirma estar “em discussão a abertura de processos seletivos a fim de realizar a contratação de profissionais para os serviços de Gravidez de Alto Risco e Hemonúcleo”.

“Atualmente, a unidade conta com seis profissionais técnicos de enfermagem para realizar o atendimento no hemonúcleo e seis médicos para a especialidade de obstetrícia. Além disso, o hospital reforça que o hemonúcleo está em funcionamento para garantir que as demandas emergenciais sejam atendidas”, completa a nota.

 

Fonte: G1



MAIS NOTÍCIAS

Candidatos ao Enem têm até a noite desta segunda para pagar inscrição

Guia pode ser obtida no na Página do Participante, no site do Inep

IBGE: país tem 8,4 milhões de analfabetos, menor número desde 2016

Analfabetismo atinge principalmente a população idosa

Rebeca Atacarejo lança projeto de cultura organizacional e desenvolvimento de lideranças

Iniciativa será realizada em parceria com o Instituto Vivarejo e terá duração inicial de 18 meses.

Homem é preso em flagrante após esfaquear o irmão na nuca em Tupã

Vítima foi encontrada sentada na calçada e indicou imóvel onde o suspeito estava escondido

Semana Mundial da Alergia alerta para prevenção e diagnóstico

Ao menos 30% da população mundial têm algum tipo de alergia

Tático Ostensivo Rodoviário apreende R$ 850 mil em eletrônicos e mercadorias em Florínea

A apreensão gerou ao crime um prejuízo estimado de R$ 850.000,00.

Polícia Ambiental fecha rinha de galo em Bauru e aplica multa de R$ 69 mil por maus-tratos

Médicos veterinários constataram mutilações, falta de água e de comida nos animais.

Inverno no interior de SP terá temperaturas acima da média e chuvas dentro do esperado, aponta Inmet

A estação mais fria do ano começou neste domingo, 21.

ANUNCIE DIVULGUE