Sábado, 19 de Setembro Paraguaçu Paulista 24ºC - 17ºC veja mais

Dupla é denunciada na região por lista de boicote após eleições de 2022; Paraguaçu teve lista igual

11/04/2023 - Suspeitos utilizaram grupo de WhatsApp para atacar indivíduos que classificaram como "esquerdopatas"


Dupla é denunciada na região por lista de boicote após eleições de 2022; Paraguaçu teve lista igual

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), por meio de uma ação do promotor Thiago Rodrigues Cardin em Cafelândia (SP), denunciou dois homens que criaram e divulgaram uma "lista de boicote" contra donos de estabelecimentos comerciais da cidade após as eleições de 2022.

A informação foi divulgada pelo MP nesta segunda-feira (10), porém não foi informada a data que a denúncia foi apresentada.

A dupla foi denunciada pela suposta prática de crime de perseguição e, de acordo com o promotor, eles faziam parte de um grupo no WhatsApp usado para atacar indivíduos que eram xingados por eles e classificados como "esquerdopatas" e "traidores".

De acordo com o MP-SP tais atos causaram “constrangimentos e riscos à integridade física e psicológica, além de prejuízo financeiro, a sete vítimas”.

Ainda segundo o promotor, “os efeitos do delito continuam afetando essas pessoas por elas terem supostamente votado em determinado candidato”.

Além da condenação dos envolvidos, o membro do MPSP pediu indenização por danos material e moral.

Barra Bonita

Em novembro do ano passo uma situação parecida com a “lista de boicote” de Cafelândia foi parar na Justiça em Barra Bonita (SP).

Uma decisão judicial deu 48 horas para o Facebook apagar publicação que sugeria o boicote a comerciantes da cidade.

Na postagem, o perfil ‘Natália Anti-PT’ reunia nomes de donos de comércios locais cujos proprietários teriam votado no partido político do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ao todo, 24 estabelecimentos apareciam na lista.

Na decisão, de caráter liminar, a juíza Marília Vizzotto afirma que a preferência partidária de uma pessoa ou empresa “não deveria, em um estado verdadeiramente livre e democrático, ser motivo de mácula à honra, sendo essa a interpretação de pessoas pouco tolerantes à diferença e ao pluralismo que deve permear toda democracia”.

Paraguaçu Paulista

Em Paraguaçu Paulista um grupo de bolsonaristas inconformados com a eleição de Lula também criou e está disseminando via grupos de Whatsapp uma lista com nomes de supostos eleitores do petista e de empresas suspeitas de apoiar Lula em Paraguaçu Paulista.

Na lista, constavam 30 empresas ou empreendedores da cidade, de ramos variados, como confecções, beleza, imobiliária, modas, alimentos e prestação de serviços.

 

Com informações do G1



MAIS NOTÍCIAS

Sexta-feira na Padaria São Marcos traz novidades em rocamboles, pizzas e cardápio à la carte

Espaço conta com ambiente totalmente climatizado, estacionamento amplo e uma equipe qualificada

Eletro Clima: referência em ar-condicionado automotivo em Paraguaçu Paulista e região

Rua Antônio Machado, 717, descendo o semáforo da Câmara Municipal

Real Madri é o grande campeão da Libertadores AFC período noturno

Azulão faturou o título de vice-campeão.

Assis recebe 1º Festival 'A Música nos Une' em prol do tratamento do pequeno Filipe Baptista

Evento beneficente será na Praça da Bandeira e contará com diversas atrações.

Sebrae-SP vai levar oito pequenos negócios da região para expor na Feira do Empreendedor 2026

Chamada pública seleciona microempreendedores para exposição gratuita no espaço Sebrae Comunidades

Energisa reforça direitos e deveres do consumidor de energia elétrica

Entre principais direitos estão receber a fatura de energia com antecedência mínima de 5 dias úteis.

Caminhão tomba e deixa ferido na SP-280 em Botucatu

Ocorrência mobilizou bombeiros no km 210.

Fogo atinge empresa de importação e exportação de amendoim em Tupã

Incêndio teria começado em um dos fornos do local, segundo a Defesa Civil.

ANUNCIE DIVULGUE