Sábado, 19 de Setembro Paraguaçu Paulista 24ºC - 17ºC veja mais

Prefeitura homenageia primeira mulher na história de Paraguaçu a conduzir pacientes na área da Saúde

25/03/2023 - Atuando na função há cerca de um ano, Maria Cristina transporta pacientes para diversas cidades


Prefeitura homenageia primeira mulher na história de Paraguaçu a conduzir pacientes na área da Saúde

A Prefeitura de Paraguaçu Paulista apresentou nesta semana a história de uma de suas centenas de colaboradoras que fazem história nos mais diversos segmentos da administração municipal.

Exemplo de força, garra e determinação, a servidora pública municipal Maria Cristina da Silva, de 44 anos, está feliz da vida após realizar o sonho de se tornar motorista de pacientes no Departamento de Saúde.

Ela é funcionária pública desde 2010, sendo efetiva como Auxiliar de Serviços Diversos, cargo que conquistou mediante concurso público.

Sempre muito empenhada, Maria Cristina foi promovida a motorista na área da saúde há cerca de um ano. Até então, trabalhava como motorista no Velório Municipal, função que ocupou pelo período de dois anos. Ela fala com orgulho do fato de ser a primeira mulher na história de Paraguaçu Paulista a transportar pacientes no Departamento de Saúde.

“Eu fico orgulhosa, acho que o espaço da mulher tem que ser conquistado, toda mulher consegue, hoje não existe mais aquela ideia de que mulher faz uma coisa e homem faz outra, a mulher hoje tem um espaço muito grande”, ressaltou.

Maria Cristina possui carteira de habilitação categoria D e no momento pode atuar como condutora apenas de veículos leves. O Departamento Municipal de Saúde já está providenciando cursos e capacitações para que a servidora esteja apta a conduzir veículos grandes, como vans e ambulâncias.

“A gente quer que a população tenha uma qualidade de atendimento por parte dos motoristas e isso já acontece, mas a Cris vem para dar um outro tom, outra cor ao nosso setor de transporte, e como lugar de mulher é onde ela quiser, que ela seja muito bem-vinda, que seja feliz aqui”, destacou Egydio Nogueira Tonini Neto, diretor do Departamento de Saúde. “Nós vamos investir em treinamentos para que ela possa se qualificar ainda mais e estamos muito felizes com o trabalho que ela já vem desenvolvendo”, completou.

Embora alguns poucos pacientes ainda fiquem surpresos quando se deparam com uma ‘mulher ao volante’, a acolhida tem sido muito boa e os elogios constantes pelo trabalho e profissionalismo de Maria Cristina.

“No primeiro momento, alguns ficam com medo, achando que a gente é frágil, tem aquele susto no primeiro impacto, mas depois eles não querem trocar não, a gente cria um vínculo de amizade e de confiança, principalmente quando é paciente mulher, elas ficam mais a vontade para conversar, desabafar e no fim a viagem flui de uma maneira leve, passa até mais rápido”, ressaltou a condutora, que faz viagens para toda a região e já chegou a transportar pacientes até para Campinas.

Mãe de um filho de oito anos, Maria Cristina conta com o apoio da mãe nos cuidados à criança ao longo da semana e aos sábados e domingos, quando geralmente não há viagens, se dedica aos cuidados de sua casa e família. Apesar da rotina corrida, ela só tem agradecimentos a fazer. “Isso é o que eu queria, eu sempre quis, e estou muito feliz”, comemora.

O diretor de Saúde destaca que a intenção é abrir caminho para que outras mulheres se juntem a Maria Cristina. “A mulher tem uma qualidade especial, é mais atenciosa, mais cuidadosa, mais delicada, então isso é muito bacana e a gente quer que a Cris seja essa referência, futuramente queremos que mais mulheres venham para a Saúde para nos ajudar aqui”, afirmou Egydio.

De acordo com Alex Itelvino, responsável pelo Setor de Transportes no Departamento de Saúde, são transportados aproximadamente 17 mil pacientes por ano. São 25 veículos, entre vans, ambulâncias e carros pequenos realizando o transporte diário de cerca de 180 pacientes para diversas cidades, como Assis, Marília, Campinas, Barretos, São Paulo, entre outras.

 “É uma média de cinco mil viagens por ano e o trabalho da Cris veio para somar no nosso time, ela trabalhava no Setor Administrativo e sempre teve interesse em ser motorista, demonstrando ser muito comprometida, cuidadosa e atenciosa com os pacientes”, disse. “A gente só recebe elogios, ela realmente está quebrando barreiras”, finalizou Alex Itelvino.

 

 

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Paraguaçu Paulista

 



MAIS NOTÍCIAS

Sexta-feira na Padaria São Marcos traz novidades em rocamboles, pizzas e cardápio à la carte

Espaço conta com ambiente totalmente climatizado, estacionamento amplo e uma equipe qualificada

Eletro Clima: referência em ar-condicionado automotivo em Paraguaçu Paulista e região

Rua Antônio Machado, 717, descendo o semáforo da Câmara Municipal

Real Madri é o grande campeão da Libertadores AFC período noturno

Azulão faturou o título de vice-campeão.

Assis recebe 1º Festival 'A Música nos Une' em prol do tratamento do pequeno Filipe Baptista

Evento beneficente será na Praça da Bandeira e contará com diversas atrações.

Sebrae-SP vai levar oito pequenos negócios da região para expor na Feira do Empreendedor 2026

Chamada pública seleciona microempreendedores para exposição gratuita no espaço Sebrae Comunidades

Energisa reforça direitos e deveres do consumidor de energia elétrica

Entre principais direitos estão receber a fatura de energia com antecedência mínima de 5 dias úteis.

Caminhão tomba e deixa ferido na SP-280 em Botucatu

Ocorrência mobilizou bombeiros no km 210.

Fogo atinge empresa de importação e exportação de amendoim em Tupã

Incêndio teria começado em um dos fornos do local, segundo a Defesa Civil.

ANUNCIE DIVULGUE