Sábado, 16 de Agosto Paraguaçu Paulista 29ºC - 10ºC veja mais

Brasil começa a aplicar vacina bivalente contra covid-19

27/02/2023 - Somente grupos de risco receberão na primeira etapa.


Brasil começa a aplicar vacina bivalente contra covid-19

Começa a ser aplicada hoje (27) em todo o país a vacina bivalente contra a covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina melhora a imunidade contra o vírus da cepa original e também contra a variante Ômicron e tem perfil de segurança e eficácia semelhante ao das vacinas monovalentes.

“A vacina monovalente, como o próprio nome diz, tem um tipo só do vírus que causa a covid. Ela foi originalmente desenhada com aquele chamado vírus ancestral, o primeiro que apareceu na China no fim de 2019. Então, todas as vacinas que a gente tinha e usou até agora eram monovalentes, independentemente do laboratório fabricante”, explicou o diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha.

Inicialmente, a vacina será aplicada somente nos chamados grupos de risco. Conforme divisão anunciada pelo ministério, a imunização será feita da seguinte forma: na fase 1, pessoas acima de 70 anos, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas; na fase 2, pessoas com idade entre 60 e 69 anos; na fase 3, gestantes e puérperas; e na fase 4, profissionais de saúde.

“Essas populações, do que a gente tem nesses três anos de pandemia, são as pessoas que mais sofreram e mais sofrem com a doença. É importante termos um planejamento porque não tem vacina suficiente para incluir toda a população com a bivalente. A tendência é que, com o passar do tempo, a gente vá aumentando os grupos que vão receber.”

No Brasil, duas vacinas bivalentes, ambas produzidas pelo laboratório Pfizer, receberam autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial. Elas são indicadas como dose única de reforço para crianças e adultos, após dois meses da conclusão do esquema vacinal primário, ou como última dose de reforço.

“Para quem é recomendada a bivalente? Só como reforço. Para pessoas que foram plenamente vacinadas com o esquema primário que, em geral, são duas doses ou dose única. Mesmo para aquelas que já fizeram a terceira e a quarta doses, dois reforços”, disse Juarez. “Essas pessoas que têm essa vacinação já feita, desde que tenham se passado quatro meses da última dose, podem receber a bivalente.”

O ministério reforça que as vacinas monovalentes contra a covid-19 seguem disponíveis em unidades básicas de Saúde (UBS) para a população em geral e são classificadas como “altamente eficazes contra a doença”, garantindo grau elevado de imunidade e evitando casos leves, graves e óbitos pela doença.

“A aplicação da bivalente não significa que as vacinas monovalentes não continuam protegendo. Elas continuam protegendo, mesmo para a variante Ômicron, mas, claro, tendo a possibilidade de uma vacina desenhada mais especificamente para a variante circulante, a tendência é termos melhor resposta.”

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Que tal um pastel frito na hora e caldo de cana geladinho todos os dias?

A ‘Garapeira’ na Rua Conceição, nº 1.149, oferece essas delícias para você!

Promoção Compra Premiada Magazine Luiza de Paraguaçu Paulista

Ofertas imperdíveis válidas nesta sexta e sábado!

Conheça o curso de Designer de Sobrancelhas na Via Certa Educação Profissional

A Via Certa fica localizada na Rua Manílio Gobbi, nº 393, no centro de Paraguaçu Paulista.

Cansado de pagar cada vez mais caro na conta de luz? Venha para a Sunny!

A Sunny fica localizada na Av. Sete de Setembro, nº 1879, em Paraguaçu Paulista/SP

Polícia Rodoviária prende indivíduo por descaminho em rodovia de Pompéia

Durante a vistoria, localizaram no compartimento de carga aproximadamente 7 toneladas de produtos

Construtora N.S Aparecida prepara novidades para Paraguaçu Paulista

Em breve, o engenheiro civil Paulo Sérgio inicia as atividades no Centro de Treinamento

Polícia Ambiental identifica queimada de 110 hectares e aplica multa de mais de R$ 120 mil em Lins

Operação foi voltada ao enfrentamento de queimadas ilegais

Cooperar é Ganhar da Cresol já distribuiu mais de R$ 2,8 milhões em prêmios para cooperados

Maior campanha de prêmios do cooperativismo de crédito do Brasil tem sorteios mensais

ANUNCIE DIVULGUE