Sábado, 16 de Agosto Paraguaçu Paulista 29ºC - 10ºC veja mais

Justiça autoriza recontratação de cubanos do Mais Médicos

30/01/2023 - Decisão foi assinada pelo desembargador Carlos Augusto Pires Brandão.


Justiça autoriza recontratação de cubanos do Mais Médicos

A Justiça Federal decidiu autorizar a recontratação de médicos cubanos que atuaram no programa Mais Médicos.

A decisão foi assinada na sexta-feira (27) pelo desembargador Carlos Augusto Pires Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), sediado em Brasília, e atendeu ao pedido de reintegração dos profissionais feito pela associação que representa 1,7 mil intercambistas cubanos que ficaram no Brasil.

A entidade argumentou que médicos que chegaram ao país para trabalhar no programa Mais Médicos, criado em 2013 pela então presidenta Dilma Rousseff, não tiveram o vínculo renovado durante o programa Médicos pelo Brasil, criado no governo Jair Bolsonaro.

Segundo a Associação Nacional dos Profissionais Médicos Formados em Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Aspromed), os profissionais cubanos selecionados no 20º ciclo do programa tinham contrato de dois anos de forma improrrogável, enquanto o edital para os demais intercambistas previa três anos de trabalho, que poderiam ser renováveis.

Ao analisar os argumentos, o desembargador destacou a importância do programa para o atendimento da população que vive em municípios carentes e para auxiliar na crise humanitária envolvendo os indígenas yanomami.

“O programa permite implementar ações de saúde pública de combate à crise sanitária que se firmou na região do povo indígena yanomami. Há estado de emergência de saúde pública declarado, decretado por intermédio do Ministério da Saúde”, afirmou o magistrado.

Segundo o desembargador, a decisão também envolve questões humanitárias dos médicos cubanos que ficaram no Brasil.

“Mostra-se evidente a quebra de legítima expectativa desses médicos, que, em sua ampla maioria, já constituíram famílias em solo brasileiro. Após contratações juridicamente perfeitas de seus serviços por parte da União, que se prolongaram no tempo, afigura-se verossímil imaginar que os médicos cubanos aqui representados reprogramaram as suas vidas, segundo as expectativas formadas a partir dessas contratações, e parece justo reconhecer que agora pretendem permanecer no Brasil”, concluiu.

No fim de 2018, o governo cubano determinou o retorno dos profissionais após desacordo com declarações do então presidente eleito Jair Bolsonaro em relação a mudanças sobre as regras para que os médicos permanecessem no programa, como realização das provas do Revalida, exame para avaliar os conhecimentos sobre medicina, receber salário-integral e opção de trazer familiares para o Brasil.

No atual governo, o Ministério da Saúde estuda o retorno do programa antigo.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Lulícias Boutique de Açucar atendendo em novo endereço, na Avenida Paraguaçu

Especializada em bolos caseiros, bolos comemorativos para confraternizações diversas e doces gourmet

Fibra VIP está na praça da Murilo Macedo

Até às 16h a equipe estará no local com diversas atividades, sorteios de brindes e planos especiais

A Calcevest Mega Loja tem variedade em looks para rodeio

Neste sábado, o atendimento é até às 17h.

Confira as ofertas do Açougue do Hermes

O Açougue do Hermes fica na Avenida Galdino, 1.173

Já fez a manutenção do ar condicionado do seu veículo? Vem pra Eletro Clima

A Eletro Clima fica na rua Antônio Machado, nº 717, descendo o semáforo da Câmara Municipal

Que tal um pastel frito na hora e caldo de cana geladinho todos os dias?

A ‘Garapeira’ na Rua Conceição, nº 1.149, oferece essas delícias para você!

Promoção Compra Premiada Magazine Luiza de Paraguaçu Paulista

Ofertas imperdíveis válidas nesta sexta e sábado!

Conheça o curso de Designer de Sobrancelhas na Via Certa Educação Profissional

A Via Certa fica localizada na Rua Manílio Gobbi, nº 393, no centro de Paraguaçu Paulista.

ANUNCIE DIVULGUE