Sábado, 19 de Setembro Paraguaçu Paulista 24ºC - 17ºC veja mais

Centro de Línguas tem curso gratuito de idioma na Escola Cene em Paraguaçu Paulista

12/01/2023 - Alunos da rede pública têm cursos de idiomas gratuitos em 19 cidades da região centro-oeste paulista


Centro de Línguas tem curso gratuito de idioma na Escola Cene em Paraguaçu Paulista

As aulas no Centro de Estudo de Línguas (CEL), projeto que possui 167 unidades em todo o estado, sendo 19 delas no centro-oeste paulista, têm início no próximo dia 3 de fevereiro com cursos em sete idiomas (espanhol, alemão, japonês, inglês, francês, italiano, mandarim), além de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e português para estrangeiros (veja abaixo as cidades da região com CEL).

Os cursos são gratuitos e estão disponíveis para alunos dos ensinos fundamental e médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), da rede estadual.

Além disso, podem participar estudantes das redes municipais que tenham aderido aos materiais de apoio ao Currículo Paulista e estudantes do ensino médio do Centro Paula Souza.

Os interessados podem se inscrever na Diretoria de Ensino ou unidade do CEL mais próxima. Como as vagas são remanescentes, é preciso checar se há disponibilidade na turma escolhida.

Também é possível a abertura de novas turmas, dependendo da demanda de alunos e disponibilidade do professor especialista.

Cidades da região e escolas com CEL:

  • Assis (EE Professor Carlos Alberto de Oliveira)
  • Bauru (EE Professor Christino Cabral)
  • Botucatu (EE Professora Sophia Gabriel de Oliveira)
  • Dois Córregos (EE José Alves)
  • Garça (EE Professora Lydia Yvone Gomes)
  • Ibitinga (EE Professora Iracema de Oliveira Carlos)
  • Igaraçu do Tietê (EE José Conti)
  • Itápolis (EE Dr. Antônio Moraes Barros)
  • Jaú (EE Major Prado)
  • Lençóis Paulista (EE Virgílio Capoani)
  • Lins (EE Fernando Costa)
  • Maracaí (EE Professora Maria Aparecida Galharini dos Santos)
  • Marília (EE Monsenhor Bicudo)
  • Ourinhos (EE Domingos Camerlingo)
  • Palmital (EE Professora Adalgisa Cavezzale de Campos)
  • Paraguaçu Paulista (EE Diva Figueiredo da Silveira)
  • Pompéia (EE Cultura e Liberdade)
  • Santa Cruz do Rio Pardo (EE Leônidas do Amaral Vieira)
  • Tupã (EE Índia Vanuíre)

As aulas no CEL são semanais e os cursos têm duração de três anos, exceto para Libras e português para estrangeiros, que têm um único nível e duração de um pouco mais de um ano.

Os estudantes estrangeiros interessados em aulas de português precisam estar matriculados a partir do 6º ano do ensino fundamental na rede estadual de ensino ou na rede municipal conveniada.

As aulas incluem material didático e a metodologia objetiva o desenvolvimento da prática oral e do aprofundamento de estudos relacionados com aspectos culturais, sociais e históricos dos idiomas.

Além do certificado de conclusão, o desempenho e carga horária do curso são registrados no histórico escolar.

Os profissionais da educação da rede estadual também poderão se inscrever nos cursos, desde que seja em vagas remanescentes.

Esses profissionais também podem se inscrever em cursos de idiomas a serem oferecidos pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Efape).

 

Fonte: G1



MAIS NOTÍCIAS

Sexta-feira na Padaria São Marcos traz novidades em rocamboles, pizzas e cardápio à la carte

Espaço conta com ambiente totalmente climatizado, estacionamento amplo e uma equipe qualificada

Eletro Clima: referência em ar-condicionado automotivo em Paraguaçu Paulista e região

Rua Antônio Machado, 717, descendo o semáforo da Câmara Municipal

Real Madri é o grande campeão da Libertadores AFC período noturno

Azulão faturou o título de vice-campeão.

Assis recebe 1º Festival 'A Música nos Une' em prol do tratamento do pequeno Filipe Baptista

Evento beneficente será na Praça da Bandeira e contará com diversas atrações.

Sebrae-SP vai levar oito pequenos negócios da região para expor na Feira do Empreendedor 2026

Chamada pública seleciona microempreendedores para exposição gratuita no espaço Sebrae Comunidades

Energisa reforça direitos e deveres do consumidor de energia elétrica

Entre principais direitos estão receber a fatura de energia com antecedência mínima de 5 dias úteis.

Caminhão tomba e deixa ferido na SP-280 em Botucatu

Ocorrência mobilizou bombeiros no km 210.

Fogo atinge empresa de importação e exportação de amendoim em Tupã

Incêndio teria começado em um dos fornos do local, segundo a Defesa Civil.

ANUNCIE DIVULGUE