Sábado, 19 de Setembro Paraguaçu Paulista 24ºC - 17ºC veja mais

Conta mais barata: Energisa orienta famílias de baixa renda sobre benefício da Tarifa Social

10/01/2023 - Desconto de até 65% na conta de energia é concedido a 103 mil famílias


Conta mais barata: Energisa orienta famílias de baixa renda sobre benefício da Tarifa Social

Cerca de 26,1 mil famílias foram incluídas no programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) na área de atuação da Energisa Sul-Sudeste ao longo de 2022. Direcionado a famílias de baixa renda, o programa garante descontos de até 65% na conta de luz, de acordo com consumo mensal. Conforme os dados da distribuidora de energia que atende 82 municípios no interior de São Paulo, sul de Minas Gerais e Guarapuava (PR), atualmente são 103.683 beneficiados.

Para ter direito ao desconto na fatura de energia a família precisa estar com os dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico), do governo federal. Além disso, é necessário ter renda familiar menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa, ou de até três salários mínimos no caso de residências que possuam algum morador dependente de aparelho elétrico para manutenção da vida. 

"Não é preciso fazer nenhum outro cadastro para obter o desconto na fatura de energia. Se a família estiver inserida no CadÚnico e dentro dos requisitos de renda, já é beneficiada automaticamente", afirma o gerente de Serviços Comerciais da Energisa Sul-Sudeste, Dalessandro Luis Mafei.

Para isso, a concessionária de energia utiliza os dados disponibilizados pelo governo federal. Por esse motivo é importante que as informações cadastradas no CadÚnico sejam as mesmas na Energisa. "Os dados do titular da conta de energia precisam constar no sistema de governo. Se a família mora em uma casa alugada e a conta de energia está em nome de terceiros, por exemplo, a Energisa não tem como cruzar os dados automaticamente, e a pessoa não consegue receber o desconto ao qual tem direito", explica Dalessandro.

Como proceder

Se não tiver certeza quanto à situação do seu cadastro, a pessoa deve comparecer até o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do seu município com os documentos pessoais e Número de Identificação Social (NIS). "Depois que fizer essa checagem de dados, a pessoa pode ficar tranquila que a Energisa fará o mapeamento e se estiver dentro dos critérios para receber o desconto, a família será inscrita no programa Tarifa Social de Energia Elétrica", reforça Dalessandro, informando ainda que o CadÚnico e o NIS precisam ser renovados a cada dois anos. 

Veja os descontos concedidos pelo programa Tarifa Social, de acordo com o consumo de energia elétrica mensal de cada família:

  • Até 30 kWh mensais: desconto de 65%;
  • De 31 kWh a 100 kWh: desconto de 40%;
  • De 101 kWh a 220 kWh: desconto de 10%;
  • A partir de 221 kWh: não há desconto.

 

Fonte: Energisa



MAIS NOTÍCIAS

Sexta-feira na Padaria São Marcos traz novidades em rocamboles, pizzas e cardápio à la carte

Espaço conta com ambiente totalmente climatizado, estacionamento amplo e uma equipe qualificada

Eletro Clima: referência em ar-condicionado automotivo em Paraguaçu Paulista e região

Rua Antônio Machado, 717, descendo o semáforo da Câmara Municipal

Real Madri é o grande campeão da Libertadores AFC período noturno

Azulão faturou o título de vice-campeão.

Assis recebe 1º Festival 'A Música nos Une' em prol do tratamento do pequeno Filipe Baptista

Evento beneficente será na Praça da Bandeira e contará com diversas atrações.

Sebrae-SP vai levar oito pequenos negócios da região para expor na Feira do Empreendedor 2026

Chamada pública seleciona microempreendedores para exposição gratuita no espaço Sebrae Comunidades

Energisa reforça direitos e deveres do consumidor de energia elétrica

Entre principais direitos estão receber a fatura de energia com antecedência mínima de 5 dias úteis.

Caminhão tomba e deixa ferido na SP-280 em Botucatu

Ocorrência mobilizou bombeiros no km 210.

Fogo atinge empresa de importação e exportação de amendoim em Tupã

Incêndio teria começado em um dos fornos do local, segundo a Defesa Civil.

ANUNCIE DIVULGUE