Quarta-Feira, 07 de Maio Paraguaçu Paulista 29ºC - 17ºC veja mais

Saúde discute Plano Municipal de Leishmaniose Visceral

09/01/2023 - No ano passado 143 animais tiveram diagnóstico positivo para a doença


Saúde discute Plano Municipal de Leishmaniose Visceral

Na manhã da última sexta-feira, dia 06, a equipe do Departamento de Saúde, através da Vigilância em Saúde, Gabinete e a equipe de Saúde do Estado de São Paulo, na ocasião representada por profissionais do GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) e Instituto Adolfo Lutz,  realizou a reunião para apresentar o Plano Municipal de Leishmaniose Visceral, que o município de Paraguaçu vem elaborando desde o ano de 2022.  

Na ocasião, o município de Maracaí, que também deverá elaborar um Plano na cidade, enviou uma equipe para acompanhar os trabalhos em Paraguaçu. Mesmo antes de finalizar o Plano, o município já vem realizando várias ações de limpeza e manejo ambiental, e capacitando as equipes da área da Saúde para que essa informação seja repassada para a população.  

A Leishmaniose Visceral é uma zoonose de evolução crônica, que afeta os cães e também a população humana e que pode levar à morte. Só no ano de 2022, 304 animais que apresentaram sintomas foram testados pelo serviço do município, desses 143 tiveram diagnóstico positivo para a doença. 

O Departamento de Saúde tem envolvido outros segmentos como Obras e Meio Ambiente, que tem realizado manutenção e limpeza de alguns setores na cidade.

A equipe de Saúde do Estado, propôs tentar algumas parcerias para realizar ações pontuadas envolvendo os animais, e destacou ainda que a partir de agora, as ações que serão implantadas deverão contar com o apoio e a intervenção do Ministério Público.

Paraguaçu Paulista se prepara agora para realizar nos primeiros meses deste ano, várias ações de orientação, manejo ambiental e, quando necessário, os exames laboratoriais para tentar controlar o avanço da doença.

Ao contrário do que muitos ainda acreditam, a Leishmaniose não é transmitida a partir do contato direto com o cachorro por meio de saliva, mordidas, entre outros, mas sim, através da picada da fêmea do mosquito-palha. Ele se reproduz em locais com umidade, sombra e matéria orgânica como, fezes de animais, frutos, folhas entre outras.

Os sintomas iniciais da leishmaniose canina são: emagrecimento, lesões na pele (especialmente na face e nas orelhas), crescimento exacerbado das unhas, perda de apetite e febre.

Fonte: Prefeitura Municipal



MAIS NOTÍCIAS

Você sabe a diferença entre furto e roubo?

O advogado Raphael Bernardes explica as diferenças entre os crimes e a punição em forma de lei.

Vereadores trocam farpas por conta de exonerações de cargos comissionados

Servidores sem curso superior tiveram que ser exonerados.

Motociclista morre em batida entre duas motos no interior de SP

Motociclista chegou a ser socorrido e levado para o pronto-socorro da Santa Casa de Jaú

Defesa Civil alerta para tempo seco e calor no interior de SP

Umidade pode ficar abaixo de 30%

Eixo SP realiza 1.230 atendimentos durante feriado

Socorro mecânico foi o serviço mais acionado pelos usuários nas 12 rodovias administradas

Vereadores aprovam 17 requerimentos e apresentam 14 indicações durante Sessão Ordinária

Sessão Ordinária aconteceu nesta segunda-feira, 05 de maio

Caixa começa a oferecer Minha Casa, Minha Vida para classe média

Nova modalidade atende famílias com renda mensal de até R$ 12 mil

Golpes no Dia das Mães: veja como se proteger nas compras online

Associação orienta consumidores a ativarem mecanismos de segurança

ANUNCIE DIVULGUE