Quinta-Feira, 06 de Novembro Paraguaçu Paulista 28ºC - 17ºC veja mais

Febre aftosa: campanha de vacinação termina sábado

15/12/2022 - Serão vacinados animais de até 24 meses em dez estados


Febre aftosa: campanha de vacinação termina sábado

A campanha contra a febre aftosa, promovida pelo ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), termina no próximo sábado (17). No fim de novembro, o ministério prorrogou a campanha, após pedido de alguns estados motivados, em parte, pela aprovação e liberação de lotes de partidas de vacina ao final da etapa.

A vacina será aplicada em bovinos e bubalinos de até 24 meses em dez estados (AL, AM, CE, MA, PA, PB, PE, PI, RR e RN), conforme o calendário nacional de vacinação. Já em 11 unidades da federação - BA, ES, GO, MG, MS, MT, RJ, SE, SP, TO e DF - que compõem o Bloco IV do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa (PE-PNEFA), a vacinação é para todo o rebanho.

Vacinas

As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C desde a aquisição até o momento da utilização, incluindo o transporte e a aplicação na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.

Além da vacinação, os produtores devem fazer a comprovação junto ao órgão executor de defesa sanitária animal de seu estado. A declaração da vacina pode ser entregue de forma online ou, quando não for possível, presencialmente, nos postos designados pelo serviço veterinário estadual nos prazos estipulados.

A expectativa do ministério é vacinar cerca de 161 milhões de animais. O produtor poderá fazer a declaração da vacinação até dia 24 de dezembro.

Febre aftosa

A febre aftosa é causada por um vírus altamente contagioso, com impacto econômico significativo, acometendo principalmente os animais de produção como bovinos, suínos, caprinos, ovinos e outros animais, em especial os de cascos bipartidos (cascos fendidos). A doença é raramente fatal em animais adultos, mas pode causar mortalidade entre os animais jovens.

O vírus é encontrado em todas as secreções e excreções do animal infectado e pode ser transmitido pelas vias direta (contato entre animais, aerossóis e suas secreções e excreções, sangue e sêmen) ou indireta (água, alimentos, fômites, trânsito de pessoas, equipamentos, materiais, veículos, vestuários, produtos, alimentos de origem animal), entrando no organismo por inalação, ingestão ou abrasão de pele ou mucosas.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Escritoras paraguaçuenses lançam livros infantis

Valdina e Valdineia são irmãs e professoras aposentadas

Mutirão contra a dengue recolheu 145 toneladas de materiais em Paraguaçu Paulista

Mais de 80 profissionais e três caminhões participaram da força-tarefa

Em meio a crise financeira, Emerson Martins assume chefia de gabinete da Prefeitura de Paraguaçu

Ele foi vice-prefeito de Paraguaçu na gestão Ediney e é o atual presidente do PSD, partido de Antian

Feto de aproximadamente 4 meses é achado em meio a lixo reciclável em Cândido Mota

Polícia investiga para identificar responsável pelo descarte

Homem é preso com quase duas toneladas de maconha em rodovia de Palmital

Droga estava escondida em meio a carga de aparas de madeira.

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 48 milhões

Apostas podem ser feitas até as 20h30, horário de Brasília

Unesco faz recomendação inédita para uso ético da neurotecnologia

Orientações entram em vigor no dia 12 de novembro próximo

Carro é arrastado por enxurrada durante temporal em Tupã

Chuvas fortes atingiram a região na tarde desta quarta-feira ,5.

ANUNCIE DIVULGUE