Sexta-Feira, 02 de Maio Paraguaçu Paulista 28ºC - 14ºC veja mais

Prazo de inscrição do vestibulinho da Etec é prorrogado até o dia 23; veja como se inscrever

18/11/2022 - Inscrição é feita exclusivamente pela internet. São oportunidades em diversas áreas do conhecimento.


Prazo de inscrição do vestibulinho da Etec é prorrogado até o dia 23; veja como se inscrever

O período de inscrição no processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) em unidades do centro-oeste paulista, para o primeiro semestre de 2023, foi prorrogado até as 15h do dia 23 de novembro.

O cadastro deve ser feito exclusivamente pela internet e, para participar, é preciso pagar a taxa de R$ 33 até o último dia do prazo. O exame será aplicado em 18 de dezembro, a partir das 8h, e terá três horas de duração.

O vestibulinho oferece mais de 88 mil vagas distribuídas por todo o Estado. É possível se candidatar para cursos técnicos, Ensino Médio Integrado ao Técnico, Ensino Médio em diferentes itinerários formativos, Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), especializações técnicas e vagas remanescentes de segundo módulo.

As vagas para cursos técnicos são destinadas às Etecs e Classes Descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a administração de uma Etec, por meio de parcerias com as prefeituras do interior e da capital e com a Secretaria Estadual da Educação.

Para os candidatos que não têm acesso a computadores e internet, as Etecs de todo o Estado disponibilizarão os equipamentos para a realização da inscrição. O interessado deve entrar em contato com a unidade para agendar datas e horários disponíveis, antes de ir ao local.

Em Paraguaçu Paulista, a ETEC Augusto Tortolero Araújo oferece vagas para três modalidades de Ensino Médio e três modalidades de Cursos Técnicos. Confira:

Para o candidato que está concluindo o 9º ano:

  • Ensino Médio – Linguagens e suas Tecnologias (manhã)
  • Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Alimentos (tarde)
  • Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Agropecuária (integral)

Para o candidato que está concluindo o 1º ano do ensino médio ou já finalizou os estudos:

  • Técnico em Açúcar e Álcool (noturno)
  • Técnico em Administração (noturno)
  • Técnico em Agrimensura (noturno)

Cursos técnicos

O candidato que deseja concorrer a uma das vagas dos cursos técnicos deve:

  • Ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio apresentando o Certificado de Conclusão ou a declaração de que está matriculado a partir da segunda série do Ensino Médio;
  • Ter concluído ou estar cursando a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Neste caso, o candidato deve ter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou a declaração de que está matriculado, a partir do segundo termo da EJA ou dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA/CEEJA. Ou ainda o Boletim de Aprovação do Encceja enviado pelo MEC ou o Certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas;
  • Para o candidato que tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), até a edição de 2016, é preciso apresentar o Certificado ou a Declaração de Conclusão do Ensino Médio, expedido por órgão competente.

Ensino Médio

  • O requisito para ingresso no Ensino Médio Integrado ao Técnico, Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) ou Ensino Médio com itinerários formativos é que o candidato tenha o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou a Declaração de Conclusão, assinada por agente escolar da escola de origem, ou ainda o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA.

Especializações técnicas de nível médio

  • Para concorrer nesta opção, nos cursos presenciais, é preciso ter cursado integralmente e concluído, até 31 de janeiro de 2023, o Ensino Técnico associado ao curso de especialização pretendido, conforme relação disponível na internet.
  • Para concorrer a uma vaga do curso online, o candidato deve ter cursado integralmente qualquer curso técnico ou superior, até o último dia de janeiro.

Vagas remanescentes de segundo módulo

  • Para concorrer a uma vaga, o interessado deve estar cursando o terceiro ano do Ensino Médio ou já ter concluído essa série e comprovar experiência profissional na área do curso, por meio de avaliação e certificação de competências referentes ao primeiro módulo.
  • Para o cadastro reserva de vagas remanescentes do 2º Módulo do Ensino Técnico o candidato aprovado mediante avaliação de certificação de competências referente ao 1º módulo, deverá também estar matriculado na 3ª série do Ensino Médio ou tê-lo concluído para ser considerado apto para ingresso no curso técnico escolhido, caso haja vaga.
  • Os cursos oferecidos e quantidade de vagas estão disponíveis no site oficial. Mais informações sobre o preenchimento da ficha de inscrição e documentação necessária podem ser conferidas na Portaria do vestibulinho e no Manual do Candidato, disponíveis na internet.

Calendário do vestibulinho

Confira as próximas datas do processo seletivo das Etecs:

  • Até as 15h do dia 23 de novembro: período de inscrição para o vestibulinho das Etecs;
  • 15 de dezembro: divulgação dos locais de prova;
  • 18 de dezembro – às 8 horas: aplicação da prova presencial;
  • 22 de dezembro – a partir das 15 horas: divulgação do gabarito oficial; e
  • 28 de dezembro – a partir das 15 horas: divulgação da classificação geral e convocação para provas de aptidão.

 

Fonte: g1



MAIS NOTÍCIAS

Pardal toma posse como novo presidente do Paraguaçu Tênis Clube

A nova diretoria do PTC assumiu o mandato a partir desta quinta-feira, dia 1º de maio.

Funcionário é agredido por menores em casa de acolhimento no interior de SP

Cuidadores relataram que clima de violência é frequentes na unidade, em Tupã

Homem de 23 anos é preso em Assis por tráfico de drogas

Policiais foram informados de que ele armazenava drogas em sua residência.

Três ficam feridos após carro capotar e se arrastar com as rodas para cima por 56 metros em Florínea

Segundo informações da Artesp, o acidente foi na Rodovia Miguel Jubran (SP-333)

Tarifas de pedágio da BR-153 são reajustadas no interior de SP; confira os valores

Novas tarifas passam a valer na madrugada do sábado nas praças de pedágio

Tupã confirma primeiro caso de leishmaniose em 2025

A vítima é uma criança, de dois anos, que está internada em hospital de Marília.

Paraguaçu Paulista realizará vacinação contra raiva para cães e gatos na próxima sexta-feira, dia 9

Vacinação acontecerá em frente ao Colégio Paraguaçu.

Boletim epidemiológico aponta aumento de casos positivos de dengue em Paraguaçu Paulista

Em uma semana, os casos subiram de 152 para 188

ANUNCIE DIVULGUE