Segunda-Feira, 22 de Junho Paraguaçu Paulista 20ºC - 8ºC veja mais

Governadores determinam uso da PM para desobstruir rodovias federais

01/11/2022 - Bolsonaristas contrários ao resultado das eleições fazem centenas de interdições no país


Governadores determinam uso da PM para desobstruir rodovias federais

Os governadores dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná determinaram que a PM atue para liberar as rodovias no país bloqueadas por manifestantes bolsonaristas que protestam contra o resultado das eleições de domingo (30).

Já o governo de Pernambuco afirmou que vem atuando desde ontem em apoio à Policía Rodoviária Federal (PRF) e que as operativas da Polícia Militar estão sendo empregadas nesses trabalhos de garantia do fluxo em rodovias federais.

Nesta terça-feira (1º), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), reiterou que as polícias militares dos estados são capazes de desobstruir rodovias federais bloqueadas e identificar, multar e prender os responsáveis.

Normalmente isso cabe a PRF, mas o STF determinou que a PM possui "plenas atribuições constitucionais e legais para atuar" na questão.

Um balanço da Polícia Rodoviária Federal (PRF) desta manhã indicava 271 pontos com vias federais obstruídas. Segundo o g1 apurou, por volta de 11h40 havia mais de 440 bloqueios, somando rodovias federais e estaduais, em 24 estados e no Distrito Federal.

Em alguns locais, a PM chegou a usar bomba de gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes, como ocorreu em Novo Hamburgo, na região metropolitana de Porto Alegre.

Veja, abaixo, o que dizem os governos das unidades da federação que já se manifestaram sobre o uso da PM para desobstruir rodovias.

São Paulo

Em uma rede social, Rodrigo Garcia, governador de São Paulo, considerou os bloqueios nas rodovias paulistas inadmissíveis e disse que o MP e a PM foram acionados para que as vias sejam desbloqueadas.

"Bloqueio de estradas é inadmissível. As pessoas têm o direito de ir e vir", afirmou Rodrigo Garcia, em postagem no Twitter.

Rio de Janeiro

O governador reeleito do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) afirmou que deu ordem para que o Batalhão de Choque da Polícia Militar desobstrua as estradas, em apoio à Polícia Rodoviária Federal (PRF).

"É preciso respeitar o resultado das urnas; quem foi vitorioso precisa ter a tranquilidade de reunir forças e trabalhar pelo Brasil", disse Claudio Castro, governador do Rio.

O governador é do PL, mesmo partido de Jair Bolsonaro.

Minas Gerais

Em Minas, o governador Romeu Zema (Novo) afirmou que a Polícia Militar vai auxiliar na liberação de rodovias estaduais e federais que estão fechadas no estado e disse que solicitou as forças de segurança que tomem as medidas necessárias. No entanto, ele ainda não detalhou quais serão as ações.

"Já solicitei às nossas forças de segurança que tomem as medidas necessárias para desobstruir qualquer via ou estrada que esteja interditada por manifestações. A eleição já acabou e, agora, nós temos que assegurar o direito de todos de ir e vir e também que as mercadorias cheguem onde precisa para não haver desabastecimento. Vamos cumprir a lei", disse Zema.

Paraná

"A Polícia Militar do Paraná já está cumprindo a decisão do Supremo Tribunal Federal de desbloqueio das rodovias federais, estaduais e dos trechos urbanos. O direito de livre circulação no território nacional é uma garantia do povo brasileiro. É momento de pacificar o Brasil. As eleições de 2022 ocorreram de maneira democrática e a decisão soberana das urnas precisa ser respeitada", disse o governo do Paraná, em nota.

Rio Grande do Sul

De acordo com o governo do estado, foi montado um gabinete de crise para monitorar os bloqueios. Por meio dele, se definiu que a Brigada Militar (a PM do Rio Grande do Sul) vai usar mil policiais dos Batalhões de Choque para auxiliar a PRF na desobstrução das rodovias federais. Após isso, o trabalho seguirá para as rodovias estaduais. A previsão é que todas as estradas estejam com o tráfego liberado até as 18h.

Pernambuco

Em nota, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco disse que, "em cumprimento de decisão judicial, está atuando desde ontem em apoio à Polícia Rodoviária Federal, responsável pela fiscalização, segurança pública e garantia do fluxo em rodovias federais".

"As operativas vinculadas à SDS, a exemplo da Polícia Militar, estão empregadas nos trabalhos. Não há registro, até o momento, de interdições em rodovias estaduais", complementa a nota.

 

Fonte: G1/ Foto: Roosevelt Cassio/Reuters

 



MAIS NOTÍCIAS

Veículo com R$ 40 mil em produtos estrangeiros ilegais é interceptado em Palmital

Mercadorias estavam no porta-malas de carro abordado na SP 270.

Polícia Civil prende em flagrante dois homens investigados por tráfico de drogas em Assis

Jovens, de 18 e 19 anos, foram recolhidos em estabelecimento prisional da região

Vila Affini ganha novo sentido viário para ampliar segurança no trânsito

Mudança na Rua Conceição do Monte Alegre busca melhorar a fluidez e reduzir riscos de acidentes

Coleta seletiva de materiais recicláveis será suspensa em Paraguaçu Paulista

Suspensão será de 22 a 26 de junho e tem como finalidade a manutenção do veículo

Confira as ofertas especiais do fim de semana no Açougue do Hermes

Avenida Galdino, nº 1173, em Paraguaçu Paulista

Julia's Buffet se consolida como referência na organização de eventos em Paraguaçu Paulista

A Julia's Buffet conta com toda estrutura para locação e oferece um espaço ideal para sua festa.

Motociclista é atingido de frente por carro em ultrapassagem proibida em vicinal entre Tupã e Quatá

Motorista do carro tentou ultrapassar caminhão em trecho não autorizado e atingiu a moto.

Sicredi amplia presença no interior de São Paulo com novas agências em Ribeirão do Sul e Ibirarema

Instituição financeira leva acesso a soluções financeiras completas

ANUNCIE DIVULGUE