Domingo, 17 de Agosto Paraguaçu Paulista 30ºC - 13ºC veja mais

Brasil deve vacinar 161 milhões de bovinos e bubalinos contra aftosa

01/11/2022 - Segunda etapa da campanha nacional começa nesta terça-feira.


Brasil deve vacinar 161 milhões de bovinos e bubalinos contra aftosa

Começa hoje (1º) e vai até o próximo dia 30 a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa 2022. Ao todo, cerca de 161 bovinos e bubalinos devem ser imunizados. Em dez estados - Alagoas, Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Roraima e Rio Grande do Norte - a imunização ocorrerá em animais de até 24 meses, conforme o calendário nacional de vacinação.

Cronograma

Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária ( Mapa), para as 11 unidades da Federação que compõem o Bloco IV do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa (PE-PNEFA) - Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo, Tocantins e o Distrito Federal -, a vacinação em novembro será para bovinos e bubalinos de todas as idades. O bloco totaliza 141 milhões de animais a serem vacinados.

A inversão das estratégias de vacinação em alguns estados, observou o ministério, foi adotada em abril com objetivo de adequar a demanda de vacinas contra febre aftosa ao cronograma previsto de produção da indústria e, assim, garantir a oferta de vacinas para manter índices satisfatórios e a imunidade do rebanho.

Os imunizantes devem ser adquiridos nas revendas autorizadas e mantidos entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.

“Além da vacinação, o produtor deve fazer a comprovação no órgão executor de defesa sanitária animal de seu estado. A declaração da vacina pode ser entregue de forma online ou, quando não for possível, presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual nos prazos estipulados”, orientou o ministério. Ainda segundo a pasta, em caso de dúvidas, a sugestão é para que procurem o órgão executor de defesa sanitária animal do estado.

Retirada da vacinação

Após a etapa de novembro, sete unidades da Federação do Bloco IV do PE-PNEFA - Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Tocantins - vão suspender a vacinação. Ao todo, serão aproximadamente 114 milhões de bovinos e bubalinos que deixarão de ser vacinados, o que corresponde a quase 50% do rebanho total do país. A ação faz parte da evolução do projeto de ampliação de zonas livres de aftosa sem vacinação no país, previstas no programa.

De acordo com o ministério, nesse momento de evolução sanitária da doença, não haverá restrição na movimentação de animais e de produtos entre os estados do Bloco IV, que terão a vacinação suspensa a partir de 2022, e os demais estados que ainda praticam a imunização.

“O Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura aguarda a evolução nos demais estados, a fim de compor o pleito brasileiro para o reconhecimento internacional de zona livre sem vacinação na Organização Mundial da Saúde Animal”, afirmou em nota.

Zona Livre

Atualmente, no Brasil, somente os estados de Santa Catarina, do Paraná, Rio Grande do Sul, Acre, de Rondônia e partes do Amazonas e de Mato Grosso têm a certificação internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Homem armado é preso após tentativa de homicídio em Paraguaçu Paulista

A vítima foi socorrida com ferimento no braço esquerdo provocado pelo disparo.

Estudantes de Paraguaçu Paulista ganham intercâmbio de 10 dias em Portugal

Alunos do Gep, Maria Ângela, Osório e Grupão terão a oportunidade de passar 10 dias em Lisboa.

Vereadores reúnem-se nesta segunda-feira, 18 de agosto, para mais uma Sessão Ordinária

Na pauta estão 22 requerimentos e 14 indicações, destinados ao Prefeito Antian, além de duas moções.

Homem é preso por Violência Doméstica na Barra Funda, em Paraguaçu Paulista

Ele teria agredido a companheira com empurrões e tentativa de enforcamento.

Lulícias Boutique de Açucar atendendo em novo endereço, na Avenida Paraguaçu

Especializada em bolos caseiros, bolos comemorativos para confraternizações diversas e doces gourmet

Fibra VIP está na praça da Murilo Macedo

Até às 16h a equipe estará no local com diversas atividades, sorteios de brindes e planos especiais

A Calcevest Mega Loja tem variedade em looks para rodeio

Neste sábado, o atendimento é até às 17h.

Confira as ofertas do Açougue do Hermes

O Açougue do Hermes fica na Avenida Galdino, 1.173

ANUNCIE DIVULGUE