Sábado, 27 de Abril Paraguaçu Paulista 33ºC - 20ºC veja mais

Psicóloga dá dicas de como ter boa relação com a sogra

06/11/2023 - Reality show da Netflix trouxe novas discussões sobre a relação entre familiares.


Psicóloga dá dicas de como ter boa relação com a sogra

A relação entre genros e noras e suas respectivas sogras sempre foi um tema de grande relevância, mas recentemente ganhou ainda mais destaque com o novo reality show da Netflix, "Ilhados com a Sogra". O programa revelou diversas relações conturbadas entre as famílias, destacando a importância de manter um relacionamento saudável com a figura da sogra.

Para ajudar a entender melhor os desafios e estratégias para manter uma boa relação com a sogra, a psicóloga Áurea Spricigo compartilha algumas dicas valiosas. Confira!

1 - Compreenda os desafios comuns

Áurea ressalta que as relações podem ser complexas devido às diferenças de gerações, tradições e entendimento do mundo. É essencial reconhecer que essas relações não são sempre espontâneas, o que pode exigir esforço adicional de ambas as partes. A comunicação é frequentemente um ponto crítico, e os desentendimentos podem surgir de discrepâncias culturais e expectativas.

2 - Importância do bom relacionamento

O bem-estar do casal é sustentado por uma variedade de fatores que fortalecem a conexão entre eles. Isso inclui a reciprocidade na relação, a capacidade de oferecer apoio mútuo, compartilhar tempo de qualidade, expressar demonstrações de afeto, bem como a tolerância diante dos erros do parceiro e uma parceria incondicional, entre muitos outros aspectos.

“O bom relacionamento entre genros e noras com as sogras é um dos elementos relevantes, mas não é, geralmente, o que vai manter o equilíbrio entre o casal. Ainda assim, é importante para que o agregado se sinta pertencente à família”, explica a psicóloga, ressaltando que existem prioridades em cada relacionamento, e a sogra é apenas uma delas.

3 - Estabeleça comunicação eficaz

Áurea destaca a importância da comunicação assertiva, onde você expressa o que pensa e sente de maneira respeitosa, sem se anular. Estabelecer limites de como deseja ser tratado(a) é fundamental para uma interação saudável.

4 - Lidando com diferenças culturais

Para lidar com diferenças culturais, valores e expectativas, é necessário demonstrar flexibilidade psicológica. Áurea orienta aceitar erros, discutir dificuldades abertamente e respeitar os limites do outro.

5 - Estabelecimento de limites saudáveis

Sinais de que a relação pode estar se tornando prejudicial incluem comportamentos invasivos e tentativas de manipulação. A falta de delimitação pode levar a problemas nas relações. Estabelecer barreiras requer dar e receber feedback, o que gradualmente ajuda a definir as expectativas.

“Grande parte dos problemas surgem da falta do estabelecimento destes limites, cada um acha que pode agir conforme considerar adequado, mas aquilo que é sinceridade pra mim, pode parecer grosseria para o outro, por isso, dar e receber feedbacks é a forma que estes limites serão estipulados gradativamente, até que se torne natural respeitar a forma de ser do outro” explica.

6 - Lidar com conflitos de forma construtiva

Ouvir os feedbacks da sogra, considerar suas opiniões e dar feedbacks sobre como você se sentiu diante de seus comportamentos são passos importantes para resolver conflitos de maneira construtiva.

A empatia e a compreensão são essenciais para evitar mal-entendidos na comunicação e construir uma boa relação com a sogra. “Se colocar no lugar do outro ajuda a entender o que a pessoa pensou quando disse algo que te feriu, fazendo com que você se aproxime de uma visão mais coerente com a realidade e compreenda a intenção dela”, afirma a psicóloga.

7 - Estratégias para incluir a sogra na vida da família

É comum que, devido aos conflitos na relação, a sogra seja isolada do convívio familiar. No entanto, é importante considerar o papel da sogra na vida do parceiro e a importância de manter os laços familiares. Áurea sugere desenvolver uma comunicação livre de pré-julgamentos, construir confiança mútua e abordar desconfortos ou desentendimentos de forma respeitosa.

8 - Autocuidado

O autocuidado desempenha um papel importante em expressar suas necessidades emocionais e opiniões, sem reprimir seus sentimentos. Isso contribui para uma relação mais saudável.

A relação com a sogra pode ser desafiadora, mas a comunicação aberta, a empatia e o estabelecimento de limites saudáveis desempenham um papel crucial na construção de uma relação harmoniosa. Manter um equilíbrio entre a inclusão da sogra na vida da família e o respeito aos limites individuais é a chave para uma relação bem-sucedida com essa importante figura familiar.

É importante lembrar que, assim como em qualquer relacionamento, a relação com a sogra evolui com o tempo e exige paciência e dedicação de ambas as partes. Aprendendo a valorizar as diferenças e celebrando as semelhanças, ambos podem fortalecer ainda mais o vínculo familiar e criar memórias ao longo desse caminho. O convívio não é para ser uma disputa, e sim algo positivo e construtivo para a sogra e para os cônjuges.

Ilhados com a Sogra

Áurea explica que produzir um programa como este é uma grande responsabilidade, ainda mais quando questões emocionais são o foco central. Portanto, é necessário se atentar para o impacto emocional na vida de cada um dos participantes durante e após o reality show, fornecendo suporte, auxílio e elaboração das dificuldades relacionais que podem surgir das dinâmicas realizadas nesse processo.

“Quando falamos de dificuldades relacionais, não temos um marcador objetivo para mensurar se o programa trouxe benefícios ou fomentou as dificuldades nos relacionamentos entre sogras e genros/noras, mas existe uma necessidade evidente de que os participantes sejam atendidos em suas necessidades emocionais para elaborarem o que se passou ao longo do programa”, finaliza a psicóloga.



MAIS NOTÍCIAS

Anderson Leonardo, cantor do Molejo e ícone do pagode dos anos 1990, morre aos 51 anos

Pagodeiro se tratava contra um câncer na região inguinal desde 2022.

Ministério da Saúde começa a enviar vacina da dengue para cidades da região; Paraguaçu fica de fora

Anúncio foi feito nesta quinta-feira (25), pelo Ministério da Saúde. 48 municípios da região recebem

Comércio de Paraguaçu Paulista atende até as 13h neste sábado, dia 27

Objetivo é atender as pessoas que ao longo da semana não conseguiram realizar suas compras.

Paraguaçuense Daniel Nascimento é uma das grandes promessas do Brasil para Jogos Olímpicos de Paris

Em 2021 ele foi um dos mais de 300 brasileiros que representaram o país nas Olímpiadas de Tóquio.

Congresso Técnico define datas do 39ºJogos Abertos da Juventude Fase Regional - Paraguaçu Paulista

Município deverá receber mais de 1.150 atletas, de 25 cidades da região.

Homem tem surto dentro do Poupatempo de Rio Preto e causa destruição

De acordo com informações da prefeitura, suspeito entrou no local procurando por um dos funcionários

Após ser localizado pelo Águia da PM, motorista é preso com mais de 400 tijolos de maconha em Pongaí

Além de maconha, policiais encontraram skunk e haxixe no veículo.

Em nova fase da promoção, clientes da Energisa concorrem a dois anos de conta grátis e vale-compras

Para concorrer, basta pagar as contas pelo PIX ou débito automático

Marque #tvparaguacu
ANUNCIE DIVULGUE