Terça-Feira, 02 de Dezembro Paraguaçu Paulista 35ºC - 21ºC veja mais

Falta de acesso a mamógrafos limita prevenção do câncer de mama

17/10/2025 - Relatório mostra disparidades regionais e baixa cobertura no Brasil


Falta de acesso a mamógrafos limita prevenção do câncer de mama

No mês de conscientização sobre o câncer de mama, um relatório destaca a importância de acesso igualitário ao rastreamento e tratamento da doença. Segundo o Atlas da Radiologia no Brasil, do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR), o acesso aos mamógrafos ainda é um desafio.

O país tem 6.826 equipamentos registrados, sendo 96% em funcionamento. Metade deles está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), responsável por atender 75% da população. Isso equivale a 2,13 mamógrafos por 100 mil habitantes dependentes do SUS.

Na saúde suplementar, que cobre 25% da população, o cenário é mais favorável: 6,54 aparelhos por 100 mil beneficiárias, quase o triplo da rede pública. O Acre exemplifica essa disparidade — são 35,38 mamógrafos por 100 mil habitantes na rede privada, contra 0,84 no SUS.

Há disparidades regionais. Roraima tem a menor proporção (1,53 por 100 mil), seguida do Ceará (2,23) e Pará (2,25). A Paraíba lidera o ranking (4,32), à frente do Distrito Federal (4,26) e do Rio de Janeiro (3,93).

Segundo a coordenadora da Comissão Nacional de Mamografia do CBR, Ivie Braga de Paula, todos os estados têm número suficiente de aparelhos para o exame. Mas um conjunto de gargalos dificultam o acesso e geram subutilização.

“Há problemas de informação, de comunicação, de acesso e logística, principalmente na Região Norte. Por exemplo, os mamógrafos ficam nas cidades mais centrais e a população ribeirinha não consegue chegar. Às vezes, tem que andar seis a sete horas de barco para fazer uma mamografia. Até nos grandes centros, as pacientes da periferia não têm informação suficiente e enfrentamdificuldades para marcar e chegar em um local com mamógrafo”, diz Ivie.

O Brasil tem uma cobertura muito baixa de mamografias: 24%. O ideal recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de 70%. Mesmo em lugares como o estado de São Paulo, que tem a maior concentração de mamógrafos do país, a taxa gira em torno de 26%.

Em setembro, o Ministério da Saúde ampliou as diretrizes de rastreamento, recomendando que mulheres entre 40 e 49 anos realizem mamografias, mesmo sem sintomas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Imca), mais de 73 mil mulheres recebem o diagnóstico de câncer de mama anualmente no Brasil.

“O que é efetivo na redução da mortalidade é você descobrir o tumor antes de ter sintoma clínico. Quanto menor o tumor, melhor para a gente descobrir o tratamento e maior a chance de cura. E a gente só consegue fazer isso com exames de imagem", diz Ivie.

Ela explica que no caso de diagnóstico de um câncer de mama com menos de 1 cm, a chance de cura é de 95% em cinco anos, independentemente se ele é do tipo mais agressivo. "E esses tumores só vão ser detectados na mamografia. Essas pessoas que têm que ir fazer mamografia são mulheres saudáveis. Não são mulheres doentes”, acrescenta.

 

Fonte: Agência Brasil



MAIS NOTÍCIAS

Associação Comercial oferece oportunidade de emprego em Paraguaçu Paulista

Vaga é para Assistente Financeiro e Comercial.

Vereadores aprovam 11 requerimentos com questionamentos ao Prefeito Antian

Documentos foram aprovados na sessão Ordinária desta segunda-feira, dia 1º.

Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras do Contran

Medida retira a obrigatoriedade de passar por uma autoescola

Em operação integrada, Polícia Civil apreende carne imprópria para consumo em Pirapozinho

A ação ocorreu no distrito de Itororó do Paranapanema

Idoso com Alzheimer que desapareceu após ir ao dentista é encontrado morto em área rural de Pardinho

Sem sinais de violência . Corpo foi achado, nesta segunda-feira

HIV/Aids: Brasil vai insistir em acordo por PrEP de longa duração

Ministro da Saúde diz que pasta busca transferência de tecnologia

Contran aprova resolução que retira exigência de autoescola para CNH

Custo para tirar o documento poderá cair em 80%

Clean Lav, sua lavanderia self service, é inaugurada em Paraguaçu Paulista

Comodidade e praticidade para o seu dia a dia.

ANUNCIE DIVULGUE